terça-feira, 28 de outubro de 2014

Arte: Raposa em origami

O grupo hoje confeccionou origamis de coala e raposa (vide foto) que ficam em pé.
"Mas além da beleza do trabalho, que gratifica quem faz e quem vê, o origami traz em sua essência uma grande filosofia de vida. "No origami a primeira dobradura deve ser muito bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é na vida. As crianças devem receber uma boa educação, pois se não têm uma boa estrutura não conseguem parar em pé", ensina Kazuko Horiuchi, professora de origami.
No origami se aprende a respeitar uma folha de papel. Explica-se esta atitude através da mentalidade oriental, que não tolera o desperdício. Inclusive um dos maiores ditados populares no Japão é "não se pode desperdiçar nem uma folha de papel". Daí se vê que os japoneses tratam uma folha de papel como uma preciosidade.
No origami é possível se acrescentar som, movimento e volume e, com isto sua beleza ganha valor sendo enfocada como utilitário: pássaros que batem asas, rãs que saltam, um vaso de forma inusitada ou qualquer outro objeto. Hoje o origami tem sido muito utilizado no ensino básico da geometria. Esta arte também possibilita desenvolver a capacidade motora e criativa do indivíduo. Atualmente existem os mais variados tipos de origami".



Nenhum comentário:

Postar um comentário