As
crianças foram convidadas a construírem suas petecas com jornal, pintando-as
com tinta guache. O grupo pôde conhecer a brincadeira mangá, Tobdaé de
crianças de uma cultura diferente da sua e que teve importante papel na
formação do povo brasileiro. As atividades propiciaram respeitar as
diferenças culturais além de investigar o que cada um conhece a respeito dos
índios e mostrar o indígena contemporâneo, que tem os mesmos direitos
que todos, tendo acesso atualmente à tecnologia, universidade e a tudo que
a cidade proporciona.
Brincadeira:
Mangá, Tobdaé
Esta
é uma brincadeira com peteca. Possivelmente todos conhecem e já brincaram com
peteca. Peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as
mãos”. Mas, o jogo de peteca, entre os Kalapalo, guarda certa semelhança com a
nossa “queimada” e é jogado com várias petecas ao mesmo tempo (quatro ou seis)
e com dois jogadores, a cada vez. As demais crianças aguardam, sentadas,
assistindo. A um sinal seu, coordenador do jogo, os dois jogadores da
partida arremessam as petecas, na direção do adversário, tentando atingi-lo e,
ao mesmo tempo, cuidando para não ser atingido. Quem for atingido por uma das
petecas, sai do jogo, cedendo seu lugar para outro jogador, que é uma das
crianças que estão sentadas e a disputa recomeça, sucessivamente, até que todos
tenham tido a oportunidade de jogar.
Para saber mais
Os índios são os mais antigos
habitantes do Brasil. Viviam em terras brasileiras, muito antes de os
portugueses aqui chegarem e as colonizarem. Os portugueses chamavam todos
os nativos de índios, ignorando as diferenças linguístico-culturais
existentes entre eles. O processo de colonização levou à extinção de
muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela
ação das armas dos europeus, seja em decorrência de doenças trazidas dos
países distantes, ou, ainda pela aplicação de políticas visando adaptar os
índios aos costumes europeus. A população indígena vem aumentando rapidamente
nas últimas décadas, muito em função da luta política pela preservação de
suas terras, de sua gente e de suas culturas. Além disso, simultaneamente
a esse processo, registra-se uma gradativa conscientização de segmentos da
população brasileira de que os índios são nossos contemporâneos: vivem no
mesmo país, participam da elaboração de leis, elegem candidatos e
compartilham problemas semelhantes, como as consequências da poluição
ambiental e das diretrizes da política econômica, da saúde e da educação. Hoje,
os cerca de 220 diferentes povos somam mais de 800 mil pessoas, que falam
180 línguas distintas. Os índios vivem nos mais diversos pontos do
território brasileiro. Mais da metade da população indígena está
localizada nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, principalmente na área
da Amazônia Legal. Mas há índios vivendo em todas as regiões brasileiras,
em maior ou menor número. Embora representem, em termos demográficos, um
pequeno percentual dos mais de 190 milhões de habitantes do Brasil, são um
exemplo concreto e significativo da grande diversidade cultural existente
no nosso país.
Fonte de referência
MUNDURUKU, Daniel. Coisas de Índio.
São Paulo: Callis Editora, 2000.
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