quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Saci-Pererê

No mês do Folclore (22 de agosto) e Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto) o grupo conheceu a lenda do Saci-Pererê que é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.  Essa temática permite a valorização das nossas lendas e o respeito a diversidade.
História:
O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinho vermelho. A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa. Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.




*Saci feito pelos integrantes utilizando rolo de papel, pote de danone e reaproveitando sobras de papéis diversos e palito de fósforo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Trabalhando cidadania e direitos

Essa semana discutimos sobre direitos humanos e cidadania visando construir em nossos integrantes a noção de direitos humanos. Esse trabalho permite dialogar sobre a importância do conhecimento dos direitos e deveres e o exercício da participação ativa da sociedade. Desenvolvendo a temática lemos conjuntamente o livro Juventude Participa - Jovens construindo e exercendo cidadania da Editora Paulus e Os Estatutos do Homem do poeta Thiago de Mello. O grupo ainda confeccionou cartazes com imagens de revistas usadas que dialogam, fazem referenciar ao poema e conheceu um pouco da vida do autor Thiago de Mello.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

Brincar é coisa séria!



 Brincar é importante não só para o desenvolvimento cognitivo como também para o desenvolvimento da linguagem e para a socialização da criança. Na brincadeira, a criança vivencia aspectos do cotidiano; adquire atitudes apropriadas e perícias sociais; aprende regras e princípios morais e sociais; desenvolve a criatividade, a inteligência e o autoconhecimento; conquista autonomia e adquire a capacidade para resolução de problemas. Para o desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas através do exercício da imaginação, da imitação e da assimilação de regras. 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cartão dia dos pais

Fortalecendo os laços entre pais e filhos foram confeccionados cartões para esta data especial.
A todos pais, avós, tios e mães que também são pais o nosso carinho e parabéns.
Algumas de nossas produções abaixo, confira:





terça-feira, 4 de agosto de 2015

Atividades Rio Paraibuna e A turma do Pererê

Realizamos atividades sobre o Rio Paraibuna discutindo a poluição ambiental e como podemos ajudá-lo. Também foi trabalhado história em quadrinhos da turma do Pererê ressaltando o consumo consciente da água.